Workshop de Planejamento e Gestão Energética


Os workshops têm o objetivo de educar e desenvolver planejamento energético e projetos de eficiência energética.  As análises de dados utilizam tecnologias de Big Data e análises avançadas de dados (Analytics).

Os workshops utilizam uma metodologia simples com várias ferramentas de gestão e de planejamento, incluindo uma para explorar a criatividades e estruturar ideais para convergir para uma solução de consenso.

Em todo o processo de planejamento são explorados os impactos socioambientais do projeto para garantir a conformidade do resultado final com a legislação, impactos sociais, o relacionamento com a comunidade e proteção do meio ambiente, usando como referência o framework do GRI (Global Reporting Initiative) e normas ISO.

Entre em contato para conhecer melhor nossos workshops.

Metodologia para solução de problemas de eficiência energética

Os workshops são estruturados para identificar a causa raiz de problemas de energia, algumas vezes mascarados por suas consequências, usando uma metodologia para convergir, rapidamente, para a solução do problema com um plano de ação efetivo.

As sessões dos workshops estão estruturadas em cinco etapas:

  1. Alinhamento. Essa etapa apresenta o problema a ser resolvido pelos participantes. O conteúdo pode ser apresentado pelo patrocinador do workshop ou por um especialista convidado que analisou o problema com dados e análises estatísticas;
  2. Imersão. Utilizando a técnica de Mapas Mentais, os participantes são incentivados a explorar os impactos do problema;
  3. Análise. A partir do conteúdo gerado é identificada a causa-raiz de um problema;
  4. Ideação. Usando a técnica de criatividade Pensamento Produtivo, os participantes são desafiados a gerar ideias para a solução do problema de forma estruturada e interativa. Ao final, é definida a melhor solução para o problema;
  5. Plano de Ação. Elaboração de um plano de trabalho macro com datas objetivo e responsáveis para a execução do projeto.

Metodologia para Planejamento e Gestão Energética

A metodologia utiliza modelos de gestão e ferramentas estatísticas aderentes a norma ISO 50.001 que especifica critérios da gestão de energia.

A norma especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão da energia, incluindo eficiência energética, segurança energética, consumo de energia e consumo. A norma visa ajudar as organizações a reduzir continuamente seu uso de energia e, portanto, seus custos de energia e suas emissões de gases de efeito estufa.