A importância da ISO 50.001 no aumento do lucro operacional das empresas


Energia elétrica é um dos principais insumos da indústria e comercio. Em alguns casos, o gasto com energia elétrica só perde para os gastos com pessoal. Qualquer variação no custo ou aumento de consumo de energia acabam impactando, diretamente, o resultado operacional das empresas. Neste contexto, evidencia-se a importância de uma gestão energética nas empresas para evitar o desperdício de energia. A norma ISO 50.001 estabelece diretrizes para a gestão de energia e serve como guia para busca da eficiência energética nas empresas e órgãos públicos.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, os resultados operacionais das empresas do Estado não superaram 3% de tudo que é comercializado. O atenuante no caso do Paraná é que a Copel, distribuidora de energia do Estado, figura entre as concessionárias com os melhores índices de satisfação dos clientes.

Monitorar o consumo de energia elétrica é fundamental para o bom desempenho da produção. Hoje existem soluções que permitem monitorar o consumo via Internet, ajudando na definição de novas estratégias nos processos de produção para reduzir o consumo de energia. Por exemplo, deslocar alguns processos que utilizam máquinas de grande consumo de energia para horários onde a energia é mais barata.

O controle efetivo do consumo de energia cria oportunidades para desenvolver projetos de substituição de equipamentos de alto consumo e motores superdimensionados, consumindo além do necessário. Além do desperdício da energia útil, estes equipamentos geram energia reativa que prejudicam a rede elétrica e são altamente penalizados com multas pelas concessionárias.

A solução é investir em projetos de eficiência energética, usando a norma ISO 50.001, que tem como objetivo a implementação de um sistema de gestão energética nas organizações, assim como a ISO 9001 e ISO 14001. Para reduzir custos, não é necessário obter uma certificação, apenas cumprir as recomendações da norma e, comunicar aos seus fornecedores e clientes as ações de melhoria.

O fórum Eficiência Energética presta um serviço gratuito de pré-diagnóstico energético para as empresas avaliarem oportunidades de projetos de eficiência energética. (veja detalhes)