ForumEEbr


FÓRUM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Projetos colaborativos para eficiência energética e geração distribuída sustentável

O fórum reúne engenheiros especialistas em eficiência energética, geração de energia sustentável e manutenção para buscar soluções comuns para problemas reais.


Os grupos de colaboração do fórum compartilham custos de consultoria, projetos técnicos e compras conjuntas para melhorar a eficiência operacional e reduzir custos.

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Cada grupo de colaboração é acompanhado por um especialista em eficiência energética e geração distribuída para orientar o desenvolvimento dos projetos.

SOLUÇÕES COMUNS

O grupo discute e aprova soluções de eficiência energética e/ou geração distribuída comuns e elabora o projeto técnico detalhado.

PROJETOS COLABORATIVOS

Possibilidade de compras conjuntas para redução de custos e compartilhamento de recursos técnicos e humanos, gerando mais eficiência e redução dos investimentos.

GRUPOS DE COLABORAÇÃO

Participe de um grupo de colaboração para discutir e desenvolver projetos colaborativos, reduzindo prazos e investimentos.

O fórum é formado por grupos de colaboração do mesmo segmento de mercado ou de uma região, como um condomínio empresarial ou polo industrial.

A formação dos grupos é por demanda para atender uma iniciativa conjunta de eficiência energética e geração de energia renovável distribuída.

As reuniões dos grupos são virtuais, acompanhadas por um especialista em eficiência energética e geração de energia renovável do fórum.

O especialista do fórum provê informações técnicas, apresenta soluções, presta informações sobre fornecedores do mercado, analisa o projeto do ponto de vista da legislação, elabora a documentação necessária para os órgãos competentes para viabilizar os projetos e assessora na elaboração do projeto técnico detalhado.

JUSTIFICATIVA PARA PARTICIPAR DOS GRUPOS DE COLABORAÇÃO

  1. Consultoria técnica independente e trabalho colaborativo com outros profissionais para viabilizar projetos que seriam inviável se conduzidos de forma isolada;
  2. Aumento do poder de influência e negociação com os fornecedores de soluções atuando em bloco, resultando em melhores contratos comerciais e suporte pós-vendas;
  3. Compartilhamento de recursos humanos e técnicos, evitando falta de mão de obra especializada, otimizando os investimentos e garantindo prazos de entrega;
  4. Redução dos riscos dos projetos devido a colaboração com outros profissionais experientes, relevância do grupo perante os fornecedores, compartilhamento de recursos e melhor gestão de projetos;
  5. Crescimento profissional mais rápido com aprendizado prático e maior visibilidade no mercado.

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA PARA CONDOMÍNIOS E COOPERATIVAS

Um resultado prático dos grupos de colaboração é a formação de consórcios e cooperativas para a construção de plantas de geração fotovoltaica de energia, em conformidade a legislação vigente.

A resolução normativa nº 678/2015, permite que geração compartilhada, caracterizada pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia excedente será compensada.

O fórum providencia toda a documentação necessária para a formação do consórcio ou cooperativa, levantamento de dados de demanda e consumo dos participantes, identificação do local para a instalação da planta fotovoltaica, projeto técnico, contratação de empresa para a montagem da planta, gestão do projeto, analise de conformidade do projeto e avaliação do resultado ao longo de um período de garantia.

Contato

    Sobre o Fórum

    O fórum reúne grupos de usuários para desenvolver projetos colaborativos.

    Realiza workshops para divulgar novas tecnologias de geração e uso eficiente de energia e desenvolve dinâmicas em grupo para identificar oportunidades de redução do consumo de energia nas organizações.

    Faz análise avançadas de dados utilizando ferramentas e métodos de inteligência artificial, com Machine Learning e Redes Neurais, para explorar oportunidades de uso mais eficiente de energia a partir de novas informações não capturadas por técnicas tradicionais de análise.

    Elabora projetos de eficiência energética em parceria com empresas de engenharia locais para uso eficiente de energia, com possibilidade de submeter os projetos ao Programa de Eficiência Energética da ANEEL para obtenção de fundos subsidiados ou a fundo perdido.

    Mantém um fórum online de discussão reunindo especialistas para compartilhamento de experiências e busca de soluções para problemas práticos de consumo de energia.