Modelo para desenvolvimento de projetos de eficiência energética


Projetos de eficiência energética cortam custos operacionais e podem gerar mais produtividade e maior satisfação para os clientes. Investimentos em equipamentos e instalações prediais com maior eficiência energética reduzem o retorno do capital aplicado, considerando que a energia é um dos principais componentes dos custos das empresas. No setor público, existem enormes oportunidades para levar mais segurança para a população com novos sistemas de iluminação e redução do orçamento público, transferindo benefícios tangíveis para os cidadãos.

São inúmeras as oportunidades de redução de consumo de energia elétrica nas organizações, trazendo um desafio para a priorização dos projetos e orquestração das ações. Entretanto, muitas oportunidades estão “escondidas” pela falta de conhecimento e compartilhamento de informações internas. Algumas ideias não são colocadas em prática devido à incerteza do retorno do investimento ou pela percepção de baixa eficiência energética.

Para ampliar a busca de oportunidades de eficiência energética e apoiar as decisões em dados concretos de ganho energético, desenvolvemos um modelo para desenvolvimento de projeto de eficiência energética. O modelo consiste em compartilhamento de experiência de consultores através de cursos objetivos e rápidos, workshops de ideação para capturar oportunidades internas dos funcionários, uma fase de experimentação para avaliar as oportunidades, a implantação do projeto se for viável e uma fase de medição e verificação dos resultados obtidos. O modelo segue as práticas de melhoria contínua de processos e pode ser inserido dentro dos programas de certificação de qualidade.

1 Curso. Compartilhamos nosso conhecimento sobre as melhores práticas de eficiência energética e tecnologias emergentes, baseado na norma ISO 50.001.
2 Workshop. Aplicamos workshops com os principais interessados na organização para identificar as oportunidades de projetos de eficiência energética na organização.
3 Experimentação. Desenvolvemos uma prova de conceito para avaliar os benefícios das propostas de eficiência energética, identificando os obstáculos a serem vencidos e calcular o retorno do investimento (ROI).
4 Projeto. Com elementos tangíveis coletados na fase de experimentação, incluindo o ROI, executar o projeto.
5 Avaliação. Após a implantação do projeto, realizamos a medição e verificação (M&V) dos resultados obtidos.

Como funciona?

FASE DE DESCOBERTA

Sessão Online (sem custo): reunião via Internet com os principais interessados pelo projeto para alinhamento de conhecimentos sobre eficiência energética (20 minutos); Brainstorming para identificar oportunidades de projetos (15 minutos); Consolidação das propostas (10 minutos); Seleção da melhor proposta e plano de ação (15 minutos).

Sessão Presencial (com custo): reunião presencial com os principais interessados pelo projeto para alinhamento de conhecimentos sobre eficiência energética (120 minutos); Brainstorming para identificar oportunidades de projetos (30 minutos); Consolidação das propostas (30 minutos); Seleção da melhor proposta e plano de ação (60 minutos).

FASE DE EXPERIMENTAÇÃO

Prova de conceito para validar a proposta do projeto. Simulação do projeto em pequena escala para identificar os recursos necessários, obstáculos de implementação, cálculo do investimento necessário e retorno do investimento (ROI) esperado. O custo depende da complexidade da atividade.

FASE DO PROJETO

Implantação do projeto em larga escala para a otimização dos recursos energético. O custo depende da complexidade do projeto.

FASE DE AVALIAÇÃO

Medição e verificação (M&V) do projeto depois de cada fase do projeto implantada para realizar ajustes e descobrir novas oportunidades de melhoria.

Contate-nos para maiores informações de como aumentar a eficiência energética na sua organização.